Sistema desenvolvido pelo TCMSP torna mais ágil o acompanhamento de contratos emergenciais Notícias

22/06/2022 16:00

A pedido dos conselheiros, antes da sessão plenária de 16.6.2022 a Unidade de Informações Estratégicas (UIE) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) apresentaram de forma virtual a nova versão do ÁTOMO-RADAR, a qual apresenta excelentes ferramentas que permitem não apenas a detecção de contratos de emergência, mas também o acesso direto à integralidade dos processos SEI.

 

Inteiramente desenvolvida por técnicos das duas áreas, a nova versão do ATOMO-RADAR detecta automaticamente contratos de emergência mediante o acesso a três bases de dados: Diário Oficial, SOF e SEI e, dessa forma, emite alertas sempre que for detectado um movimento nessas bases que indique que um contrato de emergência está sendo, foi ou será celebrado. Trata-se, portanto, de controle que é feito também preventiva e concomitantemente.

 

Registre-se que já era possível realizar buscas no RADAR para localizar contratos de emergência, porém com a implantação de alertas, a localização desse tipo de contratação ficou muito mais simples e rápida, pois é informada em diversos painéis de informações do sistema.

 

Além disso, a nova versão do RADAR permite o acesso direto à integralidade de dados de processos SEI, tanto restritos quanto públicos, e inclusive à íntegra dos documentos autuados. Dessa forma, o usuário do RADAR pode, a qualquer momento, acessar um processo SEI e todos os seus documentos sem que para isso tenha que se logar no SEI ou ter que pedir a autorização para visualizar o processo.

 

Em sua manifestação, o conselheiro Mauricio Faria elogiou a iniciativa e enfatizou que o uso de ferramentas de TI pelo controle externo é muito positivo. O Conselheiro sugeriu ainda que o NTI apresente um relatório com todas as atividades, projetos e iniciativas em desenvolvimento nessa área.

 

O presidente do TCMSP, conselheiro João Antonio, também cumprimentou as equipes pelo potencial da ferramenta para agilizar análise dos contratos de emergência e o acompanhamento dos atos da administração. “Quanto mais desenvolvermos esse tipo de ferramenta, mais credenciaremos o Tribunal de Contas como órgão de controle para a sociedade”, afirmou João Antonio.

 

O conselheiro vice-presidente, Eduardo Tuma, parabenizou os integrantes das equipes que desenvolveram a nova versão do RADAR e considerou importante a integração com outras ferramentas para aprimoramento do controle externo, “o que vai permitir a ampliação da comunicação digital entre todas as áreas da PMSP”.

 

Com essa inciativa as equipes do NTI e da UIE dão mais um importante passo no desenvolvimento de ferramentas que usam tecnologia de ponta e colocam o TCM na vanguarda do controle externo.