Tribunais de Contas brasileiros, unidos, adotam ações para combater o coronavírus Notícias

26/03/2020 13:30

Diante do cenário registrado em todo o mundo e especialmente pelo Brasil com as sérias consequências representadas pela disseminação da COVID-19, o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) realizou uma reunião com os presidentes dos Tribunais, juntamente com as entidades representativas, como ATRICON, ABRACOM e IRB, para deliberar sobre ações importantes para o combate ao novo coronavírus.


Durante o encontro, foram apresentados relatos contendo as diversas iniciativas adotadas pelos Tribunais de Contas representados na ocasião. Na abertura, o presidente do CNPTC, Joaquim de Castro, destacou a importância de todos se unirem para pensarem juntos nas medidas preventivas e na atuação das Cortes de Contas. 


No Estado de São Paulo, epicentro da pandemia no Brasil, o comércio está fechado, o transporte público reduziu sua frota e a tendência é que as medidas preventivas sejam mais intensas. “Assim que as notícias da epidemia surgiram, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) criou um Comitê especial para tratar do tema, fomentamos com a gestão municipal a criação de uma Câmara Técnica composta por representantes da área de Saúde, do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas. Essa Câmara Técnica se reúne nas segundas feiras ou quanto o prefeito a convoca e debate temas como serviços terceirizados, transporte coletivo, dívidas do município, licitações, redirecionamento de verba orçamentária, entre outros assuntos”, explicou o presidente do TCMSP, conselheiro João Antônio.


Além disso, foram mencionados diversos exemplos de providências conjuntas que a grande maioria dos Tribunais de Contas adota para seguir sem interromper seus trabalhos, bem como para proteger a saúde de seus inúmeros servidores e servidoras, jurisdicionados e colaboradores. As equipes dos Tribunais estão se comunicando por meio de teletrabalho, de videoconferência e outros meios de comunicação a distância, neste momento de isolamento social, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.


Para fazer frente a essa situação inédita em todo o mundo, a adoção do ‘home office’ tem sido fortemente recomendada pelas autoridades sanitárias como forma de combater a propagação do novo coronavírus. Como forma de apontar as melhores práticas desse modo de trabalhar, os Tribunais de Contas brasileiros produziram um vídeo exemplar, com dados baseados em informações do Forum Econômico Mundial. 


Siga as dicas para encarar a nova realidade nesses tempos de enfrentamento da disseminação da Covid-19 e aproveite para compartilhar o vídeo e as ideias com colegas, colaboradores e colaboradoras.


Confira o vídeo abaixo