TCMSP homenageia São Paulo pelos 466 anos de fundação Notícias

25/01/2020 07:00

Neste dia 25 de janeiro, data que marca a passagem de mais um aniversário de São Paulo, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), em nome de todos os seus servidores, presta uma singela homenagem para a nossa cidade, que comemora 466 anos de fundação. Trata-se, na verdade, de uma pequena recordação à aniversariante, que é hoje uma das maiores metrópoles do mundo e reconhecida como o maior conglomerado urbano de toda a região Sul do planeta.

Assim como São Paulo é um marco dinâmico e moderno pela sua grandeza, pujança e com números que a destacam em todo o mundo, o edifício-sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo figura como um dos principais ícones da arquitetura brutalista da capital, sendo ponto de referência na paisagem urbana da cidade. Além do aspecto visual de seu icônico prédio, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo é um órgão que presta relevantes serviços para a cidade e sua população ao exercer o controle externo da administração municipal.

Os números dessa cidade impressionam, uma vez que numa área compreendida por 1.521 quilômetros quadrados, São Paulo concentra uma população superior a 12 milhões de habitantes, reunindo pessoas vindas dos mais diversos pontos do Brasil e de todo o mundo, o que resulta numa peculiar diversidade de raças, culturas e etnias. Além disso, a região metropolitana de São Paulo, formada por 38 municípios, concentra cerca de 21 milhões de habitantes, o que, se fosse uma nação, seria a 55ª mais populosa do mundo.

Um registro histórico destaca que desde seu nascimento esta cidade está ligada à educação: São Paulo tem uma escola como marco de sua fundação, enquanto outras cidades do mundo surgiram em consequência de lutas e guerras violentas. Apenas 54 anos depois do descobrimento do Brasil, os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega construíram uma escola numa pequena colina, sendo que o término da obra foi celebrado com uma missa realizada no dia 25 de Janeiro de 1554, mesmo dia em que se celebra na tradição católica a conversão do apóstolo Paulo ao cristianismo. Desde então essa data foi escolhida como o dia do aniversário da cidade, que passou a ser chamada de São Paulo em razão daquela tradição religiosa.

Daquela data distante no tempo até os dias atuais, a cidade de São Paulo mudou muito sua aparência, pois passou de simples vila à condição de cidade, que se tornou capital da então Província, para se transformar na maior metrópole de todo o hemisfério Sul, com o dinamismo próprio das grandes cidades do mundo. São Paulo cresceu além de todos os limites do planejamento urbano e, desde 1554 até hoje, atingiu a dimensão atual dessa imensa cidade.