FIDA inicia os trabalhos do segundo dia com debates sobre ética e controle Notícias

08/10/2019 16:00

Na manhã dessa terça-feira (8/10), o XVIII Fórum Ibero-Americano de Direito Administrativo (FIDA) iniciou o segundo dia de trabalho com o tema “Tipos de Controle Administrativo II”, dando continuidade ao assunto abordado no bloco que encerrou o primeiro dia do evento.

Nesse bloco, a ética foi destacada como valor fundamental do controle, especialmente no controle administrativo. Isso porque o Estado foi tratado com um ente ético-político e, sendo assim, a avaliação da conduta dos seus agentes não pode se pautar apenas pelo aspecto da legalidade.

As exposições convergiram para o entendimento de que a ética na condução da coisa pública funciona como um instrumento de proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Para além das normas constitucionais e leis que regem as atividades da Administração Pública, existem comportamentos ético e moral por parte dos agentes públicos  que servem o Estado, bem como de agentes particulares que contratam com o serviço público.

No entendimento dos expositores, esses comportamentos éticos devem ser regulados  tanto quanto o cumprimento das leis. A tutela da ética se faz por meio da anulação de atos lesivos à moralidade e punição dos agentes que violam o código de ética do servidor público.

Portanto, as leis e normas não podem regular o amplo espectro da função do Estado sem a regulação da ética.

Nesse bloco, mediado pelo professor mexicano Rodrigo Salazar Muñoz, foram apresentados os seguintes temas:

 

  • Bases Éticas do Controle Judicial da Administração Pública. Um Confronto (ou Coincidência) com a Lei Brasileira – Pedro José Jorge Coviello (Argentina)
  • Controle Administrativo da Gestão da Fazenda Pública – Carlos E. Delpiazzo (Uruguai)
  • A Estrutura de Controle da Gestão Econômico-Financeira na República Dominicana – Rafael R. Dickson Morales (República Dominicana)
  • Constituição, Eficácia e Gasto Público – Manuel Fermín Cabral        República (Dominicana)
  • O Controle pela Administração dos “Gastos Reservados” (ou Como Controlar o Incontrolável?) – Claudio Moraga Klenner (Chile)
  • Ética, Educação e Gestão Administrativa – Carlos R. Ríos Gautier (Porto Rico)
  • Para Além da Via de Fato. Corrupção Vs. Estado de Direito. Reflexões sobre o Abuso da Vontade do Estado na América Latina – Javier Robalino (Equador)
  • Instrumentos de Ética e Conduta no Setor Público e sua Vinculação com o Marco Jurídico Administrativo, como Mecanismos Contemporâneos de Controle no México – José Iván Sánchez Aldana Morales (México)
  • Modelos de Controle Público da Corrupcão no Direito Comparado – Alfonso Buteler (Argentina)