Escola de Gestão e Contas do TCMSP promove debates sobre Cidades Inteligentes Notícias

17/09/2019 14:00

Primeiro de uma série de debates que irão apresentar políticas urbanas pela ótica das Cidades Inteligentes (smart cities), o Seminário Técnico Cidades Inteligentes em pauta, acontece dia 24 de setembro, a partir das 9h, na Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O evento gratuito oferece um panorama das iniciativas realizadas no Brasil e no exterior nessa temática, discutindo os critérios utilizados para caracterizar uma cidade com esse perfil.

“Chamamos de cidades inteligentes os municípios que aplicam, de forma massiva, tecnologias para alcançar um ambiente sustentável e agradável para o cidadão, otimizando o uso de energia”, explica o professor Marcelo Pessoa, que coordena o núcleo de pesquisa sobre cidades inteligentes no Brasil, Conecticidade Laboratório de Cidades Tecnologia e Urbanismo, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI).

Marcelo Pessoa abre os debates sobre as smart cities ao lado do professor Fernando Berssaneti, que também faz parte do Conecticidade. Ambos estão à frente do tema Cidades Inteligentes: o estado da arte, apresentando um mosaico com diversos sistemas que se interligam de forma equilibrada, para a efetividade desses municípios tecnológicos. “Vamos apresentar um modelo sistêmico, um planejamento a longo prazo, abordando tudo que envolve uma cidade inteligente. Para tratar de mobilidade, coleta de lixo, habitação e meio ambiente há muitas soluções tecnológicas que podem ser utilizadas, mas é necessária uma ordenação para serem integradas de forma harmoniosa. Isso aumenta a responsabilidade da gestão das cidades, pois é necessário um Plano Diretor que envolva todas essas questões, defina padrões e evite desperdícios”, avalia o coordenador do núcleo de pesquisa.

Na sequência, a pesquisadora Renata Maré vai falar sobre a Internet das Coisas, tema do curso de pós-graduação que coordena e leciona no Instituto Mauá de Tecnologia. Doutora pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), Harmi Takiya finaliza o encontro abordando os indicadores para classificação das cidades inteligentes, com o ranking das grandes cidades mundiais. “As cidades inteligentes podem ser classificadas e avaliadas segundo diferentes indicadores que analisam a progressão sustentável delas e destacam a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes. O índice internacional CIMI - The City in Motion Index, publicado anualmente, é um deles. Na edição 2019 do indicador, a cidade de São Paulo (foto) ocupou a 132ª posição, no total de 174 cidades avaliadas”, conta.

O próximo evento da série Cidades Inteligentes promovido pela Escola de Gestão do TCMSP acontece dia 22/10, às 9h. Na oportunidade será discutido a mobilidade urbana nas smart cities.

Serviço: Seminário Técnico Cidades Inteligentes em pauta. Dia 24/09, das 9h às 12h. Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP. Auditório. Av. Prof. Ascendino Reis, 1130 – Vila Clementino. Portaria B. vagas limitadas. Inscrições gratuitas clique aqui