Auditoria do TCMSP alerta e SP deverá ter plano de emergência para represas Notícias

22/03/2019 07:30

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Município gerou alerta para a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e para a Prefeitura sobre a necessidade de planos emergenciais para as represas e lagos localizados nos parques importantes da cidade.

De acordo com o Tribunal, o estudo é fundamental para se projetar o dano potencial em termos financeiros, ambientais e, sobretudo, em relação ao risco de perdas de vidas.

A demora na elaboração do plano de ação de emergência chamou a atenção do Tribunal de Contas do Município que elaborou um estudo sobre o assunto. O Jornal Folha de S.Paulo produziu uma reportagem especial sobre a situação das represas Guarapiranga e Billings e também usou do documento.

"As barragens têm a jusante o rio Pinheiros, em cujas margens se situa um grande conjunto de corporações e uma das principais vias de tráfego da cidade, a Marginal Pinheiros", diz o Tribunal.

No documento, o TCM lembra que em janeiro de 1976 "um grande evento hidrológico pôs em risco a barragem do Guarapiranga".

Confira aqui a matéria na íntegra.