Dicas de busca eficiente

Use aspas

Ao procurar algo específico, tente usar aspas para minimizar a adivinhação para a pesquisa do Acórdão. Quando você coloca seus parâmetros de pesquisa entre aspas, ele informa para o mecanismo de pesquisa para procurar a frase inteira.

Por exemplo, se você procurar registro de preços, o motor irá procurar conteúdo que contém essas três palavras em qualquer ordem. No entanto, se você pesquisar "registro de preços", ele irá procurar por essa frase exatamente como você digitou. Isso pode ajudar a localizar informações específicas que podem ser encontradas sob outros conteúdos se não for resolvido corretamente.

Use um hífen para excluir palavras

Às vezes você pode encontrar-se à procura de uma palavra com um significado ambíguo. Um exemplo é licitação. Quando você pesquisa licitação, você pode obter resultados para concorrências, convite, pregão, etc. Se você quiser cortar um dos resultados fora, use o hífen para dizer ao motor para ignorar o conteúdo com um dos outros. Veja o exemplo abaixo.

licitação -pregão

Isso informa o mecanismo de busca para procurar por licitação, mas para remover quaisquer resultados que tenham a palavra "pregão" nele. Pode ser extremamente útil quando encontrar informações sobre algo sem obter informações sobre outra coisa.

Pesquise várias palavras ao mesmo tempo

A pesquisa de acórdãos é flexível. Ele sabe que você não pode encontrar o que deseja pesquisando apenas uma única palavra ou frase. Assim, ele permite pesquisar múltiplos. Usando este truque, você pode procurarar por uma palavra ou pela frase junto com uma segunda palavra ou frase. Isso pode ajudar a reduzir sua pesquisa para ajudá-lo a encontrar exatamente o que você está procurando. Aqui está a sintaxe.

"uma vez que as irregularidades afetas à licitação " OR "Participaram do julgamento os Conselheiros"

Ao pesquisar isso, você pesquisará as duas frases. Lembre-se das citações dica acima? Está sendo usado aqui também. Neste caso, estas duas frases exatas serão pesquisadas. Pode ser feito por palavra também, como o exemplo abaixo.

Concurso OR licitação Isso irá procurar por páginas que tenham Concurso ou licitação!

Caso você deseje realizar uma pesquisa sem utilizar a forma flexível, será necessário adicionar o sinal + antes:

+curso

Caso você deseje realizar uma pesquisa "thesaurus", será necessário adicionar o sinal ~ antes:

~curso

Caso você deseje realizar uma pesquisa com termos que inicie com uma determinada palavra, será necessário adicionar o sinal * depois:

relac*

Caso você deseje realizar uma pesquisa com termos que estão próximos, inclua entre os sinais < e >:

Procurará os acórdãos que contém a palavra licitação perto da palavra eletrônico

Adicione gradualmente termos de pesquisa

Chegará um momento em que a pesquisa não retorne os resultados esperados. Neste caso, mantê-lo simples pode não ser a melhor opção. Como sugestão, o melhor método é começar com algo simples, em seguida, gradualmente se tornar mais complicado. Veja o exemplo abaixo.

Primeira tentativa: saúde

Segunda tentativa: licitação saúde

Terceira tentativa: licitação saúde recurso

Isso irá refinar gradualmente a pesquisa para lhe trazer resultados mais direcionados. A razão que você não vai direto da primeira tentativa para a terceira tentativa é porque você pode perder o que você está procurando, ignorando a segunda etapa.

Diversos acórdãos utilizam a mesma informação em um número de maneiras diferentes; Usando esta técnica permite que você pesquise o maior número possível deles para encontrar as melhores informações.


Notas

  • O operador AND tem precedência sobre o operador OR nas consultas.

  • Você pode alterar a precedência do operador usando parênteses. Por exemplo, considere a seguinte consulta:

    concorrência licitação OR pregão

    Esta consulta é avaliada como:

    (concorrência AND licitação) OR pregão

    Você pode alterar a ordem com parênteses para que o OR seja avaliado primeiro, como este:

    concorrência (licitação OR pregão)

  • Você pode usar o símbolo & para o operador AND eo símbolo | para o operador OR em consultas. Exemplo:

    (concorrência & licitação) | pregão



Voltar