Cidadania em Contas vai à Subprefeitura Campo Limpo Notícias de Cidadania em Contas

17/09/2019 12:30

Na manhã de sexta-feira, 13 de setembro, o projeto Cidadania em Contas, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), esteve na Subprefeitura Campo Limpo.  A equipe foi recebida pela subprefeita Claudete Pereira da Silva, que agradeceu a presença de todos e a disponibilidade dos servidores do Tribunal de levarem tal iniciativa para a região. A jornalista e chefe de gabinete da Presidência do TCMSP, Angélica Fernandes, explicou para um público de quase 100 pessoas que o intuito do projeto é estreitar a relação da Corte de Contas com a sociedade. “Nosso objetivo é apresentar o trabalho que o TCMSP faz para o município de São Paulo", ressaltou.

Logo em seguida, a auditora Helen Steffen, da Coordenadoria IV, falou sobre o que faz os órgãos técnicos do TCMSP, comentou sobre a obtenção de dados e os diversos tipos de atividades que os auditores realizam no controle externo e na fiscalização do orçamento e dos gastos municipais. "Tudo que for importante, tanto do ponto de vista da materialidade quanto da efetividade do serviço público, vai passar pelo Tribunal", afirmou Steffen. A auditora deixou uma mensagem aos presentes ressaltando que os funcionários públicos têm um papel muito importante que é o de “verificar de que forma o governo está utilizando o dinheiro público".

O professor André Galindo, da Escola de Gestão e Contas (EGC) do TCMSP, discorreu sobre o papel da Escola, lembrando que, quando a instituição passou a oferecer formação aos servidores do próprio Tribunal, houve uma percepção de que também era necessário oferecer essa qualificação a todos os servidores municipais e à própria sociedade, o que vem sendo feito pela EGC. “Tudo isso só aprimora ainda mais o trabalho do TCMSP e também o acompanhamento das políticas públicas”, afirmou.

A navegação pelo portal da instituição ficou a cargo do assessor de Imprensa, Fulvio Giannella Junior. "Você tem uma quantidade muito grande de informações ali, que estão facilmente à disposição dos munícipes”, garantiu. O jornalista comentou ainda várias seções presentes no site nas quais os munícipes podem obter informações em tempo real sobre gastos realizados e contratos firmados pelos diversos órgãos da Prefeitura de São Paulo, como na ferramenta digital IRIS (Informações e Relatórios de Interesse Social), acessível a qualquer internauta. 

O ouvidor do TCMSP, Dirceu Mendes, explicou o papel da Ouvidoria, como os munícipes têm acesso a ela e os diversos tipos de manifestações que podem ser recebidas por meio desse canal. “Queremos manter uma Ouvidoria Ativa, que esteja em contato direto e permanente com o cidadão”, frisou. Por fim, a assessora e o assessor da Presidência do Tribunal, Sandra Caruso e Rosano Maieto, agradeceram a presença de todos, mostraram a importância da população como parceira do Tribunal de Contas no processo de fiscalização dos gastos públicos e responderam às dúvidas apresentadas pelo público.

Ao final, o servidor público da Secretaria de Meio Ambiente, Francisco Manoel do Carmo, que acompanhou toda a exposição do Cidadania em Contas, mostrou-se muito satisfeito com essa proposta de levar o Tribunal de Contas às comunidades. “Antes era um Tribunal fechado, nós não tínhamos acesso às informações que hoje temos. O Tribunal hoje está sendo um livro aberto. [...] A população precisa saber para onde vai o dinheiro e onde é gasto", finalizou.