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77% das escolas relataram casos de agressão em 2018

22/03/2019

Relatório do TCM afirma ainda que uma em cada sete instituições de ensino foram alvo de invasão, assalto ou furto
 

 

Um relatório do Tribunal de Contas do Município aponta que 77,2% das escolas municipais relataram episódios de agressão verbal no ano passado. Além disso, em 65,9% delas, o incidente  ocorreu mais de uma vez. 

 

Ao todo, 3,5 mil instituições de ensino estão sob a responsabilidade da prefeitura. Das escolas entrevistadas, 17,8% dizem ter sofrido invasão, assalto ou furto em 2018, sendo que todas possuem vigilantes – em 81,8% delas o serviço é realizado por empresa terceirizada e em 18,2%, por vigia da Polícia Militar.
 

Em relação a infraestrutura, o problema mais citado por gestores (69,6%) e professores (70,8%), que atinge escolas em todas as diretorias, é referente a problemas de acesso à internet.
 

Outro problema muito citado por professores (59,3%) e gestores (58,0%) foi a falta de participação dos pais. 
 

"Esse ponto pode ser corroborado pela pesquisa enviada por nós aos pais: foram enviados, através dos alunos, 622 bilhetes com o link do questionário online para os pais. Desses, obtivemos apenas cinco respostas", diz a nota.
 

Quanto ao acúmulo de cargos, 42,6% dos docentes afirmaram atuar em outra instituição de ensino. No relatório, o TCM aponta que a quantidade de professores com acúmulo de cargos é um dos fatores que impactam de maneira negativa na qualidade do ensino.

A prefeitura disse, em nota, que a Rede Municipal conta com 3,5 mil escolas e 1 milhão de estudantes. Já a amostragem analisada representa apenas 1,3% da rede. "Sobre os relatos de agressões verbais e físicas, a Secretaria esclarece que desenvolve ações de prevenção por meio das Comissões de Mediação de Conflitos presentes nas escolas da Prefeitura. Essas comissões, formadas por educadores, têm função de orientar a comunidade escolar, sugerindo medidas para a prevenção e resolução dos conflitos; identificar as causas das diferentes formas de violência no âmbito escolar; e apresentar soluções e encaminhamentos à equipe gestora da unidade educacional para equacionamento dos problemas enfrentados".