Escola de Contas promove Painel “Legislativo, Controle Externo e Políticas Públicas” Notícias

06/07/2018 11:00

A Escola de Contas do TCM realizou, no dia 5 de julho, o painel de exposição “Legislativo, Controle Externo e Políticas Públicas”.

Durante o evento, organizado pela professora Suelem Lima Benício e pelo professor Danilo Fustêr, os alunos de pós-graduação do Centro de Ensino apresentaram os seus trabalhos de conclusão de curso. O painel contou com pesquisas e artigos voltados à área de políticas públicas.

 

Relação de trabalhos expostos no painel:

 

“Participação Social nas Políticas Públicas”, por Arlete Nunes da Silva.

Relações entre os projetos da Prefeitura paulistana e a sociedade, trazendo exemplos de iniciativas recentes, como o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Vila Leopoldina-Villa Lobos e outros que tenham caráter atual na cidade.

 

“O financiamento do serviço de alta complexidade da política nacional de assistência social no município de Guararema”, por Evaristo Pereira e Leda Calontone.

Necessidades administrativas de políticas públicas do município de Guararema, comparando-as com as aplicadas no município de São Paulo e mostrando as diferenças entre os projetos estabelecidos nos municípios.

 

“A análise comparativa do investimento em educação em diferentes municípios da grande São Paulo, incluindo a capital, e suas possíveis correlações com a melhoria de qualidade do ensino através do IDEB”, por Raul Capp Pallotta e Raul Soares Felix.

O Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) foi o parâmetro adotado para analisar o investimento educacional em São Paulo e sua região metropolitana, destacando o desempenho da cidade de São Caetano do Sul e seu investimento superior na educação básica quando comparado com outras regiões metropolitanas paulistanas.

 

“Prefeitalismo de coalização: a relação entre prefeito e os vereadores na cidade de São Paulo”, por André Feitosa Alcântara.

Coalizões realizadas entre candidatos à Prefeitura e a Câmara Municipal, com dados referentes ao número de cadeiras e de partidos presentes na Câmara Municipal.

 

“PROUNI e inclusão social na educação: a porta de acesso para o ensino superior”, por Damaris Germana e Meire de Andrade.

Funcionamento do Programa Universidade para Todos (ProUni), indo desde suas regras de isenção de tributos nas faculdades que participam do programa até seu impacto em aumentar o acesso a educação superior para alunos de baixa renda.

 

“A política de subsídio do transporte público sobre rodas no município de São Paulo”, por Gilberto Serai e Sylvia Maria.

Funcionamento econômico do sistema de transporte público, como a divisão entre subsídio público e pagamento de tarifa, juntamente de outros fatores que bancam o transporte na capital. Além disso, trouxeram informações sobre o preço da tarifa e sua relação com a inflação nos reajustes sofridos.

 

“Judicialização da Saúde no estado de São Paulo: possíveis soluções para a mediação entre poderes judiciário e executivo”, por Ana Tafarri e Elaine Viana.

Com um tema atual na contemporaneidade brasileira, trata sobre a judicialização do Sistema Único de Saúde, mostrando um impacto negativo se tratando dos custos e consequências que o processo jurídico traz.

 

Após a apresentação dos trabalhos, os professores fizeram um debate com os alunos sobre os temas expostos.