TCMSP promove seminário “Boas Práticas de Auditoria dos Tribunais de Contas do Brasil” Notícias

11/11/2019 10:30

O plenário do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) recebeu na sexta-feira (08/11) o seminário "Boas Práticas de Auditoria dos Tribunais de Contas do Brasil", com abordagem do tema "Sistemas de Auditoria". Entre os palestrantes convidados estavam representantes do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e do TCE do Rio de Janeiro. A iniciativa teve por objetivo aperfeiçoar os métodos utilizados nas ações de fiscalização.

O evento contou com a abertura feita pelo secretário Geral do Tribunal, Ricardo Panato, que registrou a presença dos servidores do TCMSP e reforçou a importância de encontros como esse. Também falou na ocasião o subsecretário de Fiscalização e Controle do TCMSP, Lívio Fornazieri, que agradeceu o convite para participar do seminário. A mediação das apresentações foi feita pela gestora das Relações do Trabalho do TCMSP, Luiza Hruschka.

O evento teve como convidado da primeira palestra o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Vitor Gobato, que explicou o funcionamento do Sistema de Gestão de Fiscalização (SGF) daquele órgão. Através da demonstração do programa, Gobato expôs aos presentes um breve histórico em relação à implantação da plataforma, além de mostrar suas funcionalidades, como notificações por e-mail, personalização de fluxo de trabalho e monitoramento das tarefas.

A segunda exposição ficou por conta dos assessores gerais de Controle Externo do TCE-RJ, Sérgio da Silva Carvalho e Wellington Souza Amaral, que falaram sobre os Sistemas de Auditoria Governamentais (SISAUD) usado naquela Corte. Durante a palestra, eles explicaram a respeito da reestruturação do sistema de auditorias do TCE-RJ, apresentando o contexto local em 2017, ano de sua implantação, além de mostrar como ficou a nova plataforma.

Por fim, foi aberto aos presentes espaço para debate, mediado pelo subsecretário Lívio Fornazieri, quando foram elencadas as dúvidas dos servidores quanto às boas práticas de auditoria apresentadas nas exposições.