Exposição do projeto Cidadania em Contas chega à Subprefeitura M’Boi Mirim Notícias

07/11/2019 18:00

A Subprefeitura M’Boi Mirim recebeu, na noite de quarta-feira (06/11), a 12ª apresentação do projeto Cidadania em Contas. A iniciativa, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), tem como principal objetivo expor o papel e a relevância da instituição para os munícipes da capital paulista.

Falando em nome da subprefeita de M’Boi Mirim, Rita de Cássia Madureira, o chefe de gabinete Silvio Ricardo Pereira dos Santos anunciou aos participantes que a ocasião era de uma palestra distinta das realizadas na região. "Hoje nós vamos ter uma palestra diferente das demais que temos na subprefeitura, mas não menos importante; é um momento muito bacana, no qual temos muitos questionamentos; pois muitos ouvem por aí: ‘o TCMSP questionou isso; falou aquilo; e o que é o TCMSP?’, indagou ele, passando a palavra para a chefe de gabinete da Presidência do TCMSP, Angélica Fernandes.

Agradecendo a presença do público, Angélica explicou que uma das funções primordiais do projeto Cidadania em Contas é “levar para a população, principal beneficiária das políticas públicas na cidade de São Paulo, qual é o trabalho que o TCMSP faz”. Feito isso, ela deu início aos trabalhos de apresentação.

A primeira a falar foi a auditora da Coordenadoria IV, Helen Steffen. Por meio de sua exposição os presentes puderam conhecer os trabalhos realizados pelos técnicos do TCMSP e receber informações sobre a obtenção de dados, a fiscalização do orçamento e dos gastos municipais.

A atuação da Escola de Gestão e Contas (EGC) do TCMSP na realização de cursos de extensão e pós-graduação foi exposta pelo professor Danilo Fuster. Logo em seguida, o assessor de Imprensa, Fúlvio Giannella Jr., mostrou as informações do portal e os canais de comunicação do TCMSP. O jornalista comentou ainda sobre várias seções do site nas quais os cidadãos podem obter informações em tempo real sobre gastos realizados e contratos firmados pelos diversos órgãos da Prefeitura de São Paulo, como na ferramenta digital IRIS (Informações e Relatórios de Interesse Social), acessível a qualquer internauta.

O último a expor foi o ouvidor do TCMSP, Dirceu Mendes, que esclareceu o papel da Ouvidoria, como as pessoas têm acesso a ela e os diversos tipos de manifestações que podem ser recebidas por meio desse canal.

Por fim, o público assistiu ao vídeo institucional do Tribunal e teve suas dúvidas sanadas pela equipe de apresentação do projeto, mais a participação da chefe de gabinete, Angélica Fernandes, e da assessora Sandra Caruso. Três exemplares do livro comemorativo dos 50 anos do TCMSP foram sorteados aos que preencheram a lista de presença do evento.

O gestor do CEU Guarapiranga, Jair Alves, que estava na plateia disse que desconhecia muitas informações que foram expostas na oportunidade. “Fiquei sabendo sobre a Escola de Gestão e Contas, que tem até cursos de pós-graduação. Acho que isso é muito importante para nós que estamos na Educação, ter a formação, esse conhecimento de forma gratuita e levar depois essas informações para as nossas escolas. Estou muito feliz e parabenizo a equipe pelo trabalho", declarou ele.

O pastor Francisco Sandro Sallas Roldan ficou satisfeito ao conhecer o outro lado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. “Nós conhecemos através das notícias da imprensa, de algumas reuniões isoladas, mas do jeito que foi apresentado o Tribunal hoje mudou a concepção, não só minha, mas de algumas pessoas que conheço. [...] Os horizontes foram abertos, a mente abriu", pontuou.

O funcionário do Departamento de Gerencia de Relacionamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no setor de Ação Social, Carlos Roberto de Campos, confirmou a declaração do pastor. “A gente ouve sobre o Tribunal no rádio, na televisão, mas um contato assim, dessa forma, com funcionários, com profissionais da área, nunca havia acontecido”, declarou. O servidor se mostrou satisfeito ao conhecer a essência do trabalho do TCMSP. “Principalmente pelos cursos, pela capacitação que ele dá para os próprios funcionários, acho que isso é muito importante e eu não sabia que isso se estendia para terceiros. Fiquei interessado em um que, infelizmente, já iniciou, mas vou procurar saber quando começa o próximo". O funcionário da CET se comprometeu também a levar o conhecimento para os colegas. "Na próxima reunião vou falar com eles, vou explicar como fazer uma visita e se é possível; acredito que minha equipe vai se interessar por esse tipo de conhecimento", comentou ele.

O chefe de gabinete da subprefeitura, Silvio Ricardo, também deu seu depoimento: "Achei uma iniciativa muito importante, muito bacana tanto para a comunidade quanto para os outros segmentos que nós temos aqui: comércio, escola, saúde. Muita gente não sabia nem o que era o TCMSP, como vocês falaram. Mas é um órgão muito importante para a nossa comunidade e para a sociedade brasileira". Silvio disse que incentiva os funcionários a se inscreverem nos cursos na Escola de Gestão e Contas. “A estrutura, os professores são de excelente qualidade". E, por fim, garantiu que “muitos mudaram o ponto de vista que tinham do Tribunal de Contas e vão ver com melhores olhos”, finalizou.

A próxima apresentação do projeto Cidadania em Contas acontece na terça-feira (26/11), às 10h, na Subprefeitura Cidade Tiradentes.

Assista abaixo os depoimentos do munícipes que participaram do evento: