TCMSP participa de Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos TCs do Brasil Notícias

10/09/2019 13:00

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) participou do IX Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado nos dias 5 e 6 de setembro, no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR). Esta edição do encontro teve como tema principal “O cenário da Gestão de Pessoas frente aos novos Processos e Tecnologia Inovadora”. Na oportunidade, o TCMSP foi representado pela servidora Luiza Correia Hruschka, da Gestão das Relações do Trabalho (GRT), que participou no evento como palestrante no painel de boas práticas.

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Lelis Bonilha, do TCEPR; pelo vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo, conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo, do TCEES; e pelo vice-presidente de Relações Institucionais, conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro, do TCEMG.

Como representante do TCMSP, a servidora Luiza Correia Hruschka (GRT), desenvolveu o tema de sua palestra “Gestão de Pessoas: inserção, integração e retenção de talentos em Órgãos Públicos”. Ela foi convidada para apresentar o trabalho de gestão de pessoas que se desenvolve no Tribunal, em conjunto com a SFC, no painel de boas práticas.

Na palestra, Luiza Correia Hruschka destacou os projetos que contribuíram para que o TCMSP obtivesse apenas 7% de rotatividade, o menor índice de sua história. O trabalho levou em conta a relação de recém-concursados ingressos no ano 2016, apesar de 75% dos novos serem de fora de São Paulo e 76% da geração Y; comparando-se aos 26% de rotatividade em relação ao concurso anterior, ocorrido em 2005. Ela também mostrou dados comparativos com outro órgão da administração pública, que fizera concurso na mesma época e que em três anos perdera 20% do seu efetivo.