Presidente do TCMSP visita Associação dos Procuradores do Município de SP Notícias

09/08/2019 18:30

O presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), João Antonio, participou, na sexta-feira, 9/8, de almoço promovido pela Associação dos Procuradores do Município de São Paulo (APMSP) em homenagem antecipada ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. Ele foi convidado para o evento, realizado na sede da APMSP, pelo presidente da Entidade, Marcos Geraldo Batistela.

Entre outras autoridades presentes, estavam o secretário municipal de Justiça, Rubens Rizek Junior, o procurador geral do Município de São Paulo, Guilherme Camargo, e o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, Marcos Nusdeo.

O presidente do TCMSP participou do encontro acompanhado pelo secretário geral, Ricardo Panato, e pela chefe da Assessoria Jurídica de Controle Externo, Egle Monteiro.

Em seu pronunciamento, o presidente João Antonio salientou a importância da aproximação entre PGM e TCMSP. “Cada um com suas competências constitucionais, temos um leque de afinidades e questões que podemos tratar em prol do interesse público. Vocês são defensores do Estado Democrático de Direito, que, na minha concepção, tem três pilares: a legitimidade popular, o fortalecimento das instituições e o respeito ao pacto constitucional”, finalizou o presidente.

O secretário municipal de Justiça, Rubens Rizek, fez uma saudação especial ao presidente do TCMSP. “Temos convivido bastante, por razões institucionais. E a cada dia admiro mais o presidente João Antonio. Ele está aqui, hoje, entre nós, sem maiores formalidades, apesar de ser uma das pessoas mais importantes do Município. Está aqui, convivendo, conversando abertamente”, elogiou o secretário.

“O presidente João Antonio tem sido uma liderança, por tudo que vem fazendo no Tribunal. Gostaria de convidar a todos a seguir esse propósito, de chamar a atenção para o essencial, que é fazer com que a sociedade evolua, que atinja o bem comum. Ele me ensina isso a cada vez que nos encontramos. Eu gostaria, em nome do prefeito , de agradecer ao trabalho de vocês e muito especialmente a turma lá do Tribunal de Contas, que são nossos colegas antes de tudo”, afirmou o secretário municipal de Justiça.

O procurador geral do Município, Guilherme Camargo, falou sobre os grandes desafios enfrentados pela Advocacia Pública atualmente, como o excesso de judicialização, a chegada de novas tecnologias, que, aliás, segundo ele, “vai virar do avesso a advocacia. Acho que é uma das maiores revoluções tecnológicas da história da humanidade. E se não for a maior, será a mais rápida. E a PGM realmente está preparada para estes tempos desafiantes”, ressaltou Camargo.

Em entrevista concedida após o evento, o presidente da APMSP, Marcos Batistela, também avaliou como importante a proximidade entre os procuradores municipais e o TCMSP, tendo em vista as atribuições institucionais que os interliga. “Os procuradores do Município atuam junto ao Tribunal de Contas como representantes da Fazenda, na Procuradoria da Fazenda Municipal. Além disso, a Procuradoria do Município também defende o TCMSP em muitas ações que tenham fundo patrimonial. E o Tribunal, a Câmara Municipal e o Poder Executivo são os entes aos quais a procuradoria serve. Por isso, essa relação é muito importante. E nós temos o dever de bem servir aos órgãos da Administração Municipal”, finalizou.