São Paulo promove Jornada do Patrimônio 2019 neste mês Notícias

12/08/2019 13:30

Seguindo o exemplo do que acontece em mais de 50 países da Europa, São Paulo também promove, nos dias 17 (sábado) e 18 (domingo) deste mês de agosto, a Jornada do Patrimônio 2019 - Memória Paulistana, com o objetivo de celebrar e promover a descoberta de histórias, memórias, pessoas e lugares que mostram o rico patrimônio histórico e cultural da cidade.

O evento promovido pela Prefeitura conta com mais de mil atividades distribuídas em cerca de 500 pontos e é um verdadeiro convite para que as pessoas conheçam e explorem os pontos históricos, de memória e de identidade de São Paulo, como o Theatro Municipal, a Biblioteca Mário de Andrade, a Praça das Artes, o Solar da Marquesa de Santos, e muitos outros.

A programação inova nas atividades e oferece mais de 400 roteiros históricos; 300 visitas a imóveis tombados; 210 oficinas e 50 sessões de cinema, com documentários, entre outros. Entre os destaques da programação está o Grande Cortejo da Memória Paulistana, que no sábado (17/08) percorre o Triângulo SP, criando um roteiro de memória conduzido pelo ator Pascoal da Conceição que entra em cena como Mario de Andrade e apresenta personagens históricos, interpretados por grandes nomes da dramaturgia brasileira.

Os teatros independentes registrados pelo Conpresp como patrimônio imaterial da cidade oferecem 30 atividades, entre oficinas e bilheteria, além de intervenções artísticas gratuitas.

O SESC São Paulo é parceiro da Prefeitura na Jornada do Patrimônio desde a primeira edição, realizada em 2015. A entidade contribui com roteiros de memória, palestras, oficinas, materiais educativos e intervenções artísticas. Para este ano foram programadas 28 atividades realizadas por 13 unidades na capital e região metropolitana. Os roteiros buscam levar os participantes a encontrar pontos de identificação com as muitas referências culturais simbólicas presentes na cidade.

Os temas dos roteiros apresentam abordagens diversas quanto às memórias paulistanas. O evento é um momento importante de ampliação e intensificação do sentido de pertencimento, da vinculação afetiva à cidade e do respeito e valorização da diversidade cultural.

O diálogo entre os conceitos de memória e esquecimento é uma temática muito presente nas atividades oferecidas pelo SESC. A reflexão e crítica aos processos que culminaram no cenário urbano também são motivadores de roteiros, como o "Tamanduateí encontra São Caetano", que discutirá a expansão do núcleo histórico da cidade e o escoamento da produção do ABC Paulista.

A programação completa das atividades da Jornada do Patrimônio 2019 pode ser consultada pelo site da Secretaria Municipal de Cultura.