Assédio Moral e empoderamento são tema do Ideias & Soluções Notícias

11/07/2019 16:00

Cyntia Santos Ruiz Braga, bacharel em direito pela PUC-Campinas, e Carla Denise Theodoro, especialista em direito do trabalho pela Faculdade de Direito da USP, palestrantes do seminário “Da sombra ao empoderamento: O assédio moral contextualizado”, falaram sobre o tema assédio para a seção Ideias & Soluções.

Discorreram sobre o que é assédio, quais os tipos e como lidar quando se está sofrendo, ou percebe que tem um colega nessa situação. Contam que quando o assédio é naturalizado por uma empresa, seja por omissão ou por concordar com o ato, é chamado de assédio organizacional, e a desproporcionalidade entre o que é pedido pelo gestor ao funcionário, e a viabilidade (ter tempo, ter as ferramentas necessárias), também é uma forma de assédio moral.

Explicaram que o primeiro passo para lidar com esse tipo de problema, é falar para a pessoa que não gostou e não se sentiu confortável com o que foi dito, cortando assim o mal pela raiz; porém se os problemas persistirem, contam que há outras formas de lidar com ele, como ouvidoria, denúncia anônima ou, em último caso, levar o caso para a justiça.

 

Clique aqui para assistir ao vídeo na seção Ideias & Soluções.