Anexo (do empenho): conjunto de informações facultativas que são inseridas na nota de empenho pelo servidor da prefeitura responsável por sua emissão. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Anulado (valor): é a parcela do valor empenhado bruto da dotação que foi anulada. Este atributo é exclusivo da base de dotações.

Atividade: componente da classificação programática da despesa, a atividade é um dos instrumentos utilizados para alcançar o objetivo do programa de governo. Consiste em um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de governo. Uma atividade pode ser executada mediante inúmeras dotações, mas cada dotação corresponde apenas a uma atividade. Por sua vez, projetos e atividades são executados mediante a emissão de vários empenhos. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Atualizado (valor): são os valores orçados inicialmente alterados por supressões ou acréscimos decorrentes de créditos adicionais. Este atributo é exclusivo da base de dotações.

Cancelado (valor cancelado do empenho): é o montante do valor do empenho que foi cancelado. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Categoria econômica: constituinte da natureza da despesa, a categoria econômica indica se a despesa em questão é corrente, ou seja, de natureza continuada e relativa à manutenção dos serviços públicos, ou de capital, portanto voltada a investimentos, isto é para formação ou aquisição de um bem de capital Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Congelado (valor): são valores orçados que não podem ser empenhados por alguma contingência. Este atributo é exclusivo da base de dotações.

Conta despesa: o conjunto de informações que constitui a natureza de despesa orçamentária forma um código estruturado que concatena a categoria econômica (1º digíto), grupo de natureza da despesa (2º dígito), modalidade da despesa (3º e 4º dígitos) e elemento de despesa (5º e 6º dígitos). Os dois últimos dígitos (7º e 8º) são sempre preenchidos com zeros. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

CPF-CNPJ: é o CPF ou CNPJ do credor registrado na nota de empenho. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Data do empenho: é a data em que foi emitida a nota de empenho. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Dotação: detalhamento da despesa incluída no orçamento, ao qual corresponde uma sequência de códigos que vai do órgão à fonte de recurso.

Id Dotação: chave interna do sistema que identifica a dotação independentemente do exercício e da empresa. Este atributo é exclusivo da base de dotações.

Id Empenho: chave interna do sistema que identifica um empenho independentemente do exercício e da empresa. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Elemento de despesa: constituinte da natureza da despesa, o elemento indica o tipo de gasto realizado: por exemplo, a contratação de terceiros, aquisição de material de consumo; etc. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Empenhado (valor): registra o montante do valor empenhado com uma dotação. Os valores empenhados são constituídos pela somatória de notas de empenho e nunca podem superar os valores atualizados do orçamento.  O valor empenhado divide-se em valor empenhado bruto e valor empenhado líquido.

Empenhado bruto (valor): é o valor do empenho ou montante empenhado antes de uma eventual anulação. Este atributo é exclusivo da base de dotações.

Empenhado líquido (valor): é o valor empenhado bruto já excluídos os valores anulados. Este atributo é exclusivo da base de dotações.

Empenho: ato emanado de autoridade competente que cria para a prefeitura obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. O empenho fica registrado em uma nota de empenho, documento físico ou eletrônico que, em suma, registra o comprometimento parcial ou total de uma dotação em favor de um fornecedor ou beneficiário.

Empresa: para o orçamento do município de São Paulo, empresa é a entidade pública responsável pela execução da despesa e que conta com um orçamento próprio e autônomo. Pode ser a própria Prefeitura do município, uma de suas autarquias, ou ainda a Câmara Municipal ou o Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Exercício: é o ano em que foi emitido o empenho ou, no caso das dotações, o ano em que foi realizada determinada despesa. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Fonte de recurso: é a origem do recurso orçamentário utilizado em determinada despesa; se este é oriundo do tesouro municipal, do estado, da união, etc.. Cada dotação e cada empenho têm uma única fonte. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Função (de governo): maior nível de agregação da despesa, a função identifica a demanda da população a ser atendida; exemplo: saúde, educação, transporte, etc. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos e juntamente com a subfunção faz parte da classificação funcional da despesa.

Grupo de natureza da despesa: é uma subdivisão da categoria econômica que reúne elementos de despesa com as mesmas características; por exemplo, o fato de serem relativos a pessoal e encargos, juros e encargos da dívida, etc ... Este atributo, componente da definição da natureza da despesa, está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Item da despesa: é uma subdivisão do subelemento de despesa que informa de maneira detalhada o que foi adquirido com determinado empenho; por exemplo, açúcar, café, etc.  Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Liquidação: a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor com base nos títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Seu objetivo é apurar a origem do que se deve pagar; a importância exata a ser paga e a quem se deve pagar.

Liquidado (valor): são os valores devidos aos credores ou servidores em razão destes terem cumprido a obrigação contratada. Os valores liquidados nunca podem superar os valores empenhados. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Modalidade da aplicação: constituinte da natureza da despesa, a modalidade informa se os recursos serão aplicados diretamente pela prefeitura ou mediante repasses a entidades sem fins lucrativos, por outras instâncias de governo, etc... Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Número da reserva (de empenho): é o número da reserva de empenho à qual o empenho está vinculado. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Número do empenho: identifica a nota de empenho dentro de determinado exercício e dentro de uma empresa, pois a numeração da nota de empenho é zerada a cada exercício e sua numeração se repete a cada empresa. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Observações (do empenho): conjunto de informações facultativas que podem ser inseridas na nota de empenho pelo servidor responsável por sua emissão com objetivo de apresentar mais informações sobre sua finalidade. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Orçado (valor): é o valor inicialmente destinado a cada dotação após a aprovação da Lei Orçamentária pela Câmara Municipal. Este atributo é exclusivo da base de dotações.

Órgão: componente da classificação institucional da despesa, o órgão designa a secretaria, subprefeitura ou instância de governo do mesmo nível que responde pela realização da despesa. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Pagamento: consiste na entrega de numerário e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

Pago (valor): são valores efetivamente pagos aos credores ou servidores. Os valores pagos nunca podem superar os valores liquidados. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Processo da reserva (de empenho): indica o número do processo no qual foi atuada a reserva de empenho. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Processo do empenho: é o processo administrativo no qual foi juntado o empenho. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Programa de governo: pertencente à classificação programática da despesa, o programa é o instrumento de atuação da prefeitura que se articula em projetos e atividades e está ligado a uma subfunção. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Projeto: componente da classificação programática da despesa, o projeto é um instrumento utilizado para alcançar o objetivo de um programa. Consiste em um conjunto de operações limitadas no tempo das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo. Um projeto pode se executado mediante inúmeras dotações, mas cada dotação corresponde apenas a um projeto ou uma atividade. Por sua vez, projetos e atividades são executados mediante a emissão de vários empenhos. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Proposto (valor): é o valor inicialmente atribuído pelo Prefeito a cada dotação contida na proposta orçamentária encaminhada à Câmara Municipal. Este atributo é exclusivo da base de dotações.

Razão social: refere-se à razão social do beneficiário da nota de empenho. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Reserva de empenho: documento utilizado pela Prefeitura para, como indica o nome, reservar determinado montante para que ele possa ser posteriormente empenhado. As reservas de empenho são numeradas e pode atender a diversos empenhos, mas um empenho está ligado apenas a uma reserva. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Restos a pagar: é o montante relativo a valores empenhados, mas não pagos até 31 de dezembro do ano em que o empenho foi emitido. Os restos a pagar dividem-se em restos processados e restos não processados.

Restos – saldo transferido: é o montante de restos a pagar que foi transferido de um exercício para o outro. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Restos cancelados: é montante cancelado que estava inscrito em restos a pagar. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Restos liquidados: é montante liquidado que estava inscrito em restos a pagar. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Restos não processados: é o montante empenhado não liquidado e não pago até 31 de dezembro do ano em que foi emitido o empenho. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Restos processados: é o montante empenhado e liquidado, mas não pago até 31 de dezembro do ano em que foi emitido o empenho. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Restos pagos: é montante pago que estava inscrito em restos a pagar. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Restos – saldo: é o saldo de restos a pagar após a realização de pagamentos e cancelamentos de valores inscritos em restos a pagar. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Subelemento da despesa: é uma subdivisão do elemento de despesa, que informa o que foi adquirido com determinado empenho; por exemplo, material de escritório. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Subfunção: indica uma subdivisão da função de governo; por exemplo, educação infantil, saúde da família, etc. Este atributo, componente da classificação funcional da despesa, está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Tipo do empenho: indica se o empenho é global, cuja liquidação e pagamento devam se dar em várias parcelas; ordinário, voltado para uma única despesa e cujo montante é precisamente especificado ou por estimativa, que visa a atender uma despesa cujo montante foi apenas estimado. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.

Unidade (orçamentária): indica a subdivisão interna do órgão responsável pela realização da despesa. Um órgão é composto por várias unidades orçamentárias, e cada unidade está vinculada a um único órgão, ambos pertencentes à classificação institucional da despesa. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Valor da reserva (de empenho): é o montante correspondente a uma reserva de empenho. Uma reserva pode atender a diversos empenhos, mas um empenho está ligado apenas a uma reserva. Este atributo está presente nas bases de dotações e de empenhos.

Valor do empenho: é o valor inicial da nota de empenho. Esse valor pode ser cancelado parcial ou totalmente. Este atributo é exclusivo da base de empenhos.