From: Snapshot-Content-Location: https://www.novaleilicitacao.com.br/2021/04/07/a-inexigibilidade-de-licitacao-para-a-contratacao-de-servicos-juridicos-a-luz-da-nova-lei-de-licitacoes/ Subject: =?utf-8?Q?A=20inexigibilidade=20de=20licita=C3=A7=C3=A3o=20para=20a=20con?= =?utf-8?Q?trata=C3=A7=C3=A3o=20de=20servi=C3=A7os=20jur=C3=ADdicos=20=C3?= =?utf-8?Q?=A0=20luz=20da=20nova=20Lei=20de=20Licita=C3=A7=C3=B5es=20-=20O?= =?utf-8?Q?bservat=C3=B3rio=20da=20Nova=20Lei=20de=20Licita=C3=A7=C3=B5es?= Date: Mon, 12 Dec 2022 19:08:19 -0000 MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; type="text/html"; boundary="----MultipartBoundary--Z09imoMj8BXZUUuJw63tnqOzisNkQoH1DPkQruVwYC----" ------MultipartBoundary--Z09imoMj8BXZUUuJw63tnqOzisNkQoH1DPkQruVwYC---- Content-Type: text/html Content-ID: Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Location: https://www.novaleilicitacao.com.br/2021/04/07/a-inexigibilidade-de-licitacao-para-a-contratacao-de-servicos-juridicos-a-luz-da-nova-lei-de-licitacoes/ =20
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Artigos A inexigibilidade de licita=C3=A7=C3=A3o para a contrata=C3=A7=C3=A3= o de servi=C3=A7os jur=C3=ADdicos =C3=A0 luz...

A = inexigibilidade de licita=C3=A7=C3=A3o para a contrata=C3=A7=C3=A3o de serv= i=C3=A7os jur=C3=ADdicos =C3=A0 luz da nova Lei de Licita=C3=A7=C3=B5es

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= 18901<= /span>

e Maria Fernanda Pires

No dia 1=C2=BA de abril foi publicada a Lei n=C2=BA 14.133/2021, novo ma= rco regulat=C3=B3rio das contrata=C3=A7=C3=B5es p=C3=BAblicas e v=C3=A1rias= d=C3=BAvidas t=C3=AAm sido levantadas com rela=C3=A7=C3=A3o a possibilidad= e de contrata=C3=A7=C3=A3o direta de servi=C3=A7os jur=C3=ADdicos por meio = da inexigibilidade de licita=C3=A7=C3=A3o, j=C3=A1 que fixada outra configu= ra=C3=A7=C3=A3o para o enquadramento das hip=C3=B3teses exemplificativas el= encadas no art. 74, sem a exig=C3=AAncia da demonstra=C3=A7=C3=A3o da singu= laridade do objeto.

Considerando que esse modal de contrata=C3=A7=C3=A3o se tornou assunto instigante e tem sido pano de fu= ndo para o cont=C3=ADnuo ajuizamento de a=C3=A7=C3=B5es de improbidade administrativa pelo Minist=C3= =A9rio P=C3=BAblico, torna-se imprescind=C3=ADvel para a adequada aplica=C3=A7=C3=A3o da norma sua perfei= ta compreens=C3=A3o considerando o novo cen=C3=A1rio. 

Segundo o art. 74, inciso III, da nova lei, =C3=A9 inexig=C3=ADvel a licita=C3=A7=C3=A3o quando houve= r inviabilidade de competi=C3=A7=C3=A3o, em especial nos casos de: 

III =E2=80=93 contrata=C3=A7=C3=A3o dos seguintes servi=C3=A7os t=C3=A9cnicos especializados de natureza predom= inantemente intelectual com profissionais ou empresas de not=C3=B3ria especializa=C3=A7= =C3=A3o, vedada a inexigibilidade para servi=C3=A7os de publicidade e divulga=C3=A7=C3=A3o:

a) estudos t=C3=A9cnicos, planejamentos, projetos b=C3=A1sicos ou projetos executivos;=

b) pareceres, per=C3=ADcias e avalia=C3=A7=C3=B5es em geral;

c) assessorias ou consultorias t=C3=A9cnicas e auditorias financeiras ou tribu= t=C3=A1rias;

(=E2=80=A6)

e) patroc=C3=ADnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; (=E2=80= =A6)

O =C2=A7 3=C2=BA desse artigo estabelece que a not=C3=B3ria especializa=C3=A7=C3=A3o do profissional ou da empresa ser=C3=A1 demonstrad= a pela especialidade no campo de atua=C3=A7=C3=A3o que vai decorrer de desempenho = anterior, estudos, experi=C3=AAncia, publica=C3=A7=C3=B5es, organiza=C3=A7=C3=A3o, ap= arelhamento, equipe t=C3=A9cnica ou outros requisitos relacionados com suas atividades, que permita inferir = que o seu trabalho =C3=A9 essencial e reconhecidamente adequado =C3=A0 plena sa= tisfa=C3=A7=C3=A3o do objeto do contrato.

A lei, tamb=C3=A9m, deixa assentado que nessas contrata=C3=A7=C3=B5es = =C3=A9 vedada a subcontrata=C3=A7=C3=A3o de empresas ou a atua=C3=A7=C3=A3o de profissionai= s distintos daqueles que tenham justificado a inexigibilidade (art. 74, =C2=A7 4=C2=BA).

Como j=C3=A1 dito, a nova lei excluiu da hip=C3=B3tese de incid=C3=AAncia da inexigibilidade de licita=C3= =A7=C3=A3o, a necessidade de demonstra=C3=A7=C3=A3o de que o servi=C3=A7o deva possuir na= tureza singular, atenuando as interpreta=C3=A7=C3=B5es equivocadas com rela=C3=A7=C3=A3o a a= plica=C3=A7=C3=A3o dessa express=C3=A3o, que passou a ser considerada como algo raro e exclusi= vo.

Em verdade, um servi=C3=A7o singular =C3=A9 aquele que demanda do seu prestador conhecimento aprofundado e, por isso, trata-se de atividade diferenciada, mas jamais =C3=BAnica ou exclusiva.

A prop=C3=B3sito o Ministro Dias T=C3=B3ffoli j=C3=A1 se manifestou sobre o tema, pontuando que servi=C3=A7os singulares s=C3=A3o aqueles que demandam =E2=80=9Cprimor t=C3=A9cnico diferenciado, detido por pequena = ou individualizada parcela de pessoas, as quais imprimem neles caracter=C3=ADsticas diferencia= das e pessoais. Trata-se de servi=C3=A7os cuja especializa=C3=A7=C3=A3o requer ap= orte subjetivo, o denominado =E2=80=98toque do especialista=E2=80=99, distinto de um para out= ro, o qual os qualifica como singular, tendo em vista a inviabilidade de comparar com objetividade a t=C3=A9cnica pessoal, a subjetividade, a particular experi= =C3=AAncia de cada qual dos ditos especialistas, falecendo a possibilidade de competi=C3= =A7=C3=A3o=E2=80=9D 1

A retirada da singularidade como elemento essencial para efeito de enquadramento na hip=C3=B3tese de inexigi= bilidade de licita=C3=A7=C3=A3o n=C3=A3o pode ser desconsiderada pelos aplicadores d= o direito. Tem uma raz=C3=A3o de ser. O legislador infralegal teve o firme prop=C3=B3sito de d= eixar claro que o servi=C3=A7o n=C3=A3o precisa ser =C3=BAnico, tampouco complexo ou ex= clusivo, mas, sim, que ele demanda do seu executor conhecimento, habilidade e aptid=C3=A3o esp= ec=C3=ADfica, adequada e, de plano, comprov=C3=A1vel.

No que diz respeito aos servi=C3=A7os jur=C3=ADdicos, outra n=C3=A3o deve ser a orienta=C3=A7=C3=A3o, devendo qualquer outra interpreta= =C3=A7=C3=A3o ser combatida com veem=C3=AAncia.

N=C3=A3o h=C3=A1 d=C3=BAvidas de que a contrata=C3=A7=C3=A3o de servi=C3=A7os jur=C3=ADdicos pode e deve ser enq= uadrada como inexigibilidade por inviabilidade de competi=C3=A7=C3=A3o, pois, em tese, p= odem haver dois ou mais juristas t=C3=A3o qualificados quanto para a pretendida solu=C3=A7=C3=A3o, n=C3=A3o sendo poss=C3=ADvel compar=C3= =A1-los, seja em raz=C3=A3o do pre=C3=A7o do servi=C3=A7o ou em raz=C3=A3o de t=C3=A9cnica. 

Como estabelecer a competi=C3=A7=C3=A3o se cada caus=C3=ADdico tem sua habilidade e destreza t= =C3=A9cnica pr=C3=B3prias? Como comparar a natureza do trabalho por eles prestado, dada a subjetividade do objeto? =C3=89 ineg=C3=A1vel que o =C3=AAxito de um processo judicial ou ad= ministrativo depende da condu=C3=A7=C3=A3o do seu patrocinador, e n=C3=A3o apenas do val= or proposto.  Por isso, a confian=C3=A7a na qualidade da execu=C3=A7=C3=A3o do servi=C3=A7o tamb=C3=A9m exterioriza a d= ificuldade de estabelecer crit=C3=A9rios objetivados de escolha, elemento essencial para justificar a licita=C3=A7=C3=A3o. 

Outro elemento a fortalecer a tese de inviabilidade de competi=C3=A7=C3=A3o da contrata=C3=A7=C3=A3o de s= ervi=C3=A7os jur=C3=ADdicos e que n=C3=A3o pode ser desconsiderado diz respeito ao requisito confian=C3=A7a, = que =C3=A9 premissa atrelada a escolha do prestador de servi=C3=A7o para se buscar o que =C3=A9= melhor para o poder p=C3=BAblico.

O Supremo Tribunal Federal tamb=C3=A9m considera a confian=C3=A7a um elemento impactante para caracter= iza=C3=A7=C3=A3o da inviabilidade. Vejamos:

EMENTA: I. Habeas corpus: prescri=C3=A7=C3=A3o: ocorr=C3=AAncia, no caso, t=C3=A3o-= somente quanto ao primeiro dos aditamentos =C3=A0 den=C3=BAncia (L. 8.666/93, art. 92), ocorr= ido em 28.9.93. II. Alega=C3=A7=C3=A3o de nulidade da decis=C3=A3o que recebeu a d= en=C3=BAncia no Tribunal de Justi=C3=A7a do Paran=C3=A1: quest=C3=A3o que n=C3=A3o cabe ser analisad= a originariamente no Supremo Tribunal Federal e em rela=C3=A7=C3=A3o =C3=A0 qual, de resto, a in= stru=C3=A7=C3=A3o do pedido =C3=A9 deficiente. III. Habeas corpus: crimes previstos nos artigos 89 e 92 da L. 8.666/93: falta de justa causa para a a=C3=A7=C3=A3o penal, dada a inexigib= ilidade, no caso, de licita=C3=A7=C3=A3o para a contrata=C3=A7=C3=A3o de servi=C3=A7os = de advocacia. 1. A presen=C3=A7a dos requisitos de not=C3=B3ria especializa=C3=A7=C3=A3o e confian=C3=A7a, a= o lado do relevo do trabalho a ser contratado, que encontram respaldo da inequ=C3=ADvoca prova documental trazida, permite concluir, no caso, pela inexigibilidade da licita=C3=A7=C3=A3o para a contrata=C3=A7=C3=A3o dos servi=C3=A7os de advoc= acia. 2. Extrema dificuldade, de outro lado, da licita=C3=A7=C3=A3o de servi=C3=A7os de advocacia, dada a= incompatibilidade com as limita=C3=A7=C3=B5es =C3=A9ticas e legais que da profiss=C3=A3o (L. = 8.906/94, art. 34, IV; e C=C3=B3digo de =C3=89tica e Disciplina da OAB/1995, art. 7=C2=BA).=

Por fim, outro ponto caracterizador da inviabilidade de licita=C3=A7=C3=A3o diz respeito a segur= an=C3=A7a quanto =C3=A0 sua boa execu=C3=A7=C3=A3o, quest=C3=A3o n=C3=A3o mensur=C3=A1vel, a ratifi= car a impossibilidade de competi=C3=A7=C3=A3o e sepultar qualquer d=C3=BAvida quanto =C3=A0 legalida= de do enquadramento dos servi=C3=A7os advocat=C3=ADcios na hip=C3=B3tese de inexigibilidade. <= /p>

Superada a quest=C3=A3o da exig=C3=AAncia da demonstra=C3=A7=C3=A3o da singularidade do servi=C3=A7o como elemento caracterizador da contrata=C3=A7=C3=A3o direta por inexigibilidade= de licita=C3=A7=C3=A3o, faz-se importante destacar que a nova lei fez refer=C3=AAncia, no seu art. = 8=C2=BA, =C2=A7 4=C2=BA, acerca da possibilidade de contrata=C3=A7=C3=A3o de empresa ou pro= fissional especializado, por prazo determinado, para assessorar os agentes p=C3=BAbli= cos respons=C3=A1veis pela condu=C3=A7=C3=A3o da licita=C3=A7=C3=A3o, quando en= volver bens ou servi=C3=A7os especiais cujo objeto n=C3=A3o seja rotineiramente contratado pela Administ= ra=C3=A7=C3=A3o.

Como se pode ver, a lei traz o contorno de avalia=C3=A7=C3=A3o que deve ser considerado para efeito de aplica=C3=A7=C3= =A3o da norma, isto =C3=A9, descobrir se o servi=C3=A7o =C3=A9 rotineiro ou comum para efeito de desqua= lific=C3=A1-lo como pass=C3=ADvel via contrata=C3=A7=C3=A3o direta.  

A quest=C3=A3o que se coloca =C3=A9 saber o que =C3=A9 habitual ou n=C3=A3o na unidade administrativa. Um determinado servi=C3=A7o pode se apresentar trivial para um ente p=C3=BAblico e incomum= para outro, a exemplo de uma concess=C3=A3o de servi=C3=A7o p=C3=BAblico que pode ser tri= vial para um munic=C3=ADpio de grande porte e complexo para um munic=C3=ADpio menor.&nbs= p; 

E tem mais: h=C3=A1 servi=C3=A7os que muita embora sejam rotineiros t=C3=AAm especificidades que fogem a categoria de a= tividade comum e t=C3=ADpica da organiza=C3=A7=C3=A3o. Um bom exemplo s=C3=A3o os no= vos procedimentos e estruturas previstas na nova lei, como o di=C3=A1logo competitivo e a cen= tral de compras.

At=C3=A9 mesmo a adequa=C3=A7=C3=A3o dos =C3=B3rg=C3=A3os e entidades p=C3=BAblicas =C3=A0 nova lei pode demandar apoio de consultori= a jur=C3=ADdica especializada, j=C3=A1 que o corpo pr=C3=B3prio de procuradores, muitas vez= es, n=C3=A3o det=C3=A9m o conhecimento abrangente, sist=C3=AAmico e aprofundado que se faz necess= =C3=A1rio para implanta=C3=A7=C3=A3o das regras, sistemas, programas e processos estabelecidos pela novel legisl= a=C3=A7=C3=A3o.

N=C3=A3o d=C3=A1 para argumentar, ainda, que a exist=C3=AAncia de um corpo de advogados p=C3=BAbl= icos dispon=C3=ADveis n=C3=A3o permite a contrata=C3=A7=C3=A3o direta. A bem da = verdade, o art. 74, =C2=A73=C2=BA, =C3=A9 no sentido de que todo e qualquer servi=C3=A7o advocat=C3=ADcio, que= pode envolver consultoria t=C3=A9cnica, parecer, ou patroc=C3=ADnio ou defesa de causas j= udiciais ou administrativas, pode ser contratado de modo direto, desde que respeitada a hip=C3=B3tese de not=C3=B3rio saber do profissional ou sociedade contratada= . O referido artigo n=C3=A3o diz que o =C3=B3rg=C3=A3o ou entidade que possuir corpo pr= =C3=B3prio de advogados n=C3=A3o possa se valer da inexigibilidade.  

Segundo voto da lavra do Ministro Dias Toffoli, no Recurso Extraordin=C3=A1rio n=C2=B0 656.558, a= administra=C3=A7=C3=A3o p=C3=BAblica pode contratar advogados sem licita=C3=A7=C3=A3o, quando houve= r real necessidade e nenhum impedimento legal, mesmo se tiver procuradores concursados. &= nbsp;

Uma outra situa=C3=A7=C3=A3o que desponta diz respeito =C3=A0 retra=C3=A7=C3=A3o econ=C3=B4mica, crise fiscal e refor= ma da previd=C3=AAncia, que acabaram comprometendo a estrutura das procuradorias e contrata=C3=A7=C3=A3= o de novos servidores e realiza=C3=A7=C3=A3o de concursos, gerando exiguidade de pesso= al para execu=C3=A7=C3=A3o das atividades pr=C3=B3prias da =C3=A1rea e necessidade = de apoio de consultoria jur=C3=ADdica.

N=C3=A3o se pode tamb=C3=A9m desconsiderar as diversidades regionais e sobretudo municipais em um pa=C3=ADs de dimens= =C3=B5es continentais, com mais de 5000 munic=C3=ADpios com realidades t=C3=A3o dist= intas, submetidos de igual modo a uma mesma lei de aplica=C3=A7=C3=A3o nacional. <= /p>

Como podemos ver s=C3=A3o in=C3=BAmeros os fatores e trabalhos de envergadura que poder=C3=A3o ensejar a necessidade d= a contrata=C3=A7=C3=A3o direta de empresas ou profissionais de not=C3=B3ria e= specializa=C3=A7=C3=A3o para consultoria jur=C3=ADdica: complexidade ou especificidade da mat=C3=A9ria, = local da presta=C3=A7=C3=A3o do servi=C3=A7o, grau de jurisdi=C3=A7=C3=A3o, aus=C3= =AAncia de profissionais com conhecimento e expertise para realizar o servi=C3=A7o.

=C3=89 importante destacar que a nova lei prev=C3=AA um ambiente prop=C3=ADcio e f=C3=A9rtil para estimular a gov= ernan=C3=A7a nas contrata=C3=A7=C3=B5es, com vistas a melhoria na efici=C3=AAncia da aplica= =C3=A7=C3=A3o dos recursos p=C3=BAblicos e, consequentemente, a oferta de mais e melhores ser= vi=C3=A7os p=C3=BAblicos =C3=A0 sociedade[1]. Dessa feita, a implanta=C3=A7=C3=A3o da governan=C3=A7a, pressup=C3=B5e uma= nova forma de olhar a administra=C3=A7=C3=A3o, visando a implanta=C3=A7=C3=A3o de estruturas e ap= erfei=C3=A7oamento qualitativo dos processos de contrata=C3=A7=C3=B5es[2]<= /a>, que demandar=C3=A1 consultoria espec=C3=ADfica para adequar a organiza=C3= =A7=C3=A3o =C3=A0 nova lei no prazo de at=C3=A9 2 anos[3] a contar da publica=C3=A7=C3=A3o oficial.

Por fim, =C3=A9 importante alertar que esse novo olhar para as contrata=C3=A7=C3=B5es diretas como instrumento de aperfei=C3=A7oam= ento dos resultados das contrata=C3=A7=C3=B5es p=C3=BAblicas deve ser considerado e aplicado na= an=C3=A1lise perceptiva dos =C3=B3rg=C3=A3os de controle evitando que esse tipo de contrata=C3=A7= =C3=A3o gere inseguran=C3=A7a aos gestores p=C3=BAblicos que t=C3=AAm medo de adotar medidas que possam gerar= consequ=C3=AAncias gravosas no =C3=A2mbito administrativo e judicial, tais como processo administrativos e a=C3=A7=C3=B5es de improbidade administrativa.

A bem da verdade, esse olhar sist=C3=AAmico e casu=C3=ADstico, que n=C3=A3o a mera aplica=C3=A7=C3=A3o seca da lei, j=C3= =A1 vem sendo exigido desde a entrada em vigor da LINDB, ora refor=C3=A7ado pelo novo diploma legal das l= icita=C3=A7=C3=B5es e contrata=C3=A7=C3=B5es p=C3=BAblicas.

Como podemos ver, a contrata=C3=A7=C3=A3o de consultoria jur=C3=ADdica por inexi= gibilidade de licita=C3=A7=C3=A3o =C3=A9 poss=C3=ADvel e necess=C3=A1ria para servi=C3=A7= os especializados, no intuito de que =C3=B3rg=C3=A3os e entidades p=C3=BAblicas regulamentem os dispositivos da = nova lei que assim o exigem e implementem as mudan=C3=A7as determinadas, conseguindo avan=C3= =A7ar e progredir no atendimento do seu desiderato =C3=BAltimo que =C3=A9 o interes= se p=C3=BAblico.


[1] TCU, Ac=C3=B3rd=C3=A3o n=C2=BA 1.273/2015 =E2=80=93 Plen=C3=A1rio.

[2] Art. 11, par=C3=A1grafo =C3=BAnico. A alt= a administra=C3=A7=C3=A3o do =C3=B3rg=C3=A3o ou entidade =C3=A9 respons=C3=A1vel pela governan=C3=A7a da= s contrata=C3=A7=C3=B5es e deve implementar processos e estruturas, inclusive de gest=C3=A3o de riscos e co= ntroles internos, para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitat=C3=B3ri= os e os respectivos contratos, com o intuito de alcan=C3=A7ar os objetivos estabele= cidos no caput deste artigo, promover um ambiente =C3=ADntegro e confi=C3=A1vel, ass= egurar o alinhamento das contrata=C3=A7=C3=B5es ao planejamento estrat=C3=A9gico e = =C3=A0s leis or=C3=A7ament=C3=A1rias e promover efici=C3=AAncia, efetividade e efic=C3= =A1cia em suas contrata=C3=A7=C3=B5es.

[3] Art. 193, inciso II, da Lei n=C2=BA 14.133/21.

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[=E2=80=A6] recursos p=C3=BAblicos e, consequentemente, a oferta de mais= e melhores servi=C3=A7os p=C3=BAblicos =C3=A0 sociedade[1]. Dessa feita, a= implanta=C3=A7=C3=A3o da governan=C3=A7a, pressup=C3=B5e uma nova forma de= olhar a administra=C3=A7=C3=A3o, [=E2=80=A6]

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jairo bessa de souza
1 ano atr=C3=A1s

Colega, excelente trabalho de pesquisa=E2=80=A6.valioso para a nossa ati= vidade profissional=E2=80=A6 Parabens. jJAIRO BESSA DE SOUZA 0AB.SP 44649

0
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jairo bessa de souza
1 ano atr=C3=A1s

Cara Doutora, ao cumprimentar a ilustre colega pelo excelente e profundo= trabalho sobre uma tema importante para a nossa classe, de advogado, desej= o que continue a nos brindar com essas pesquisa, diante da sua comprovada e= ficiencia e conhecimento profundo. Paraabens.

0
Responder
FERNANDO CESAR CAMPOS DE MELLO
11 meses atr=C3=A1s

Boa noite, Dr=C2=AA tendo em vista, a vig=C3=AAncia da Lei n=C2=BA 14.03= 9/2020, bem como, a retirada da singularidade na contrata=C3=A7=C3=A3o de a= dvogados privados para suprir eventais necessidades de Entes P=C3=BAblicos = com o advento da lei n=C2=BA 14.133/2021, m especial daqueles que j=C3=A1 c= ontam com Procuradorias institucionalizadas, tais quest=C3=B5es, n=C3=A3o t= razem uma maior necessidade, de verifica=C3=A7=C3=A3o da capacidade t=C3=A9= cnica do contratado e n=C3=A3o apenas a confian=C3=A7a do Gestor P=C3=BAbli= co no momento da contrata=C3=A7=C3=A3o por inexigibilidade de licita=C3=A7= =C3=A3o?

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Roberto dos Reis
11 meses atr=C3=A1s

Professora, cumprimento-a pela clareza na explana=C3=A7=C3=A3o da mat=C3= =A9ria, por=C3=A9m faltou algo que gostaria da opini=C3=A3o da Mestre.
Muito comum munic=C3=ADpios pequenos contratar advogados ou sociedade de ad= vogados para prestar assessoria ao Setor de Licita=C3=A7=C3=B5es, visto a e= scassez de profissional no quadro permanente e sobretudo a falta de conheci= mento da mat=C3=A9ria daqueles profissionais efetivos, isto sem falar no de= sinteresse.
Indago: esse tipo de assessoria jur=C3=ADdica pode ser considerada rotineir= a na Administra=C3=A7=C3=A3o P=C3=BAblica? Caso positivo, fica afastada a c= ontrata=C3=A7=C3=A3o por inexigibilidade de licita=C3=A7=C3=A3o uma vez tra= tar de servi=C3=A7o comum?

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Gostar=C3=ADamos de saber o que pe= nsa, por favor comente.x
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